LIBERDADE


"Aqui nesta praia onde não há nenhum vestígio de impureza, aqui onde há somente ondas tombando ininterruptamente, puro espaço e lúcida unidade, aqui o tempo apaixonadamente encontra a própria liberdade."

Sophia de M. B. Andresen

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

SAUDADE...


Ruy de Carvalho, meu pai

Por Mércia Carvalho

Tenho andado saudosista nas últimas semanas.
.
Sem perceber, fui buscar lembranças da infância e de um dos principais personagens da minha vida, meu pai, Ruy de Carvalho. Hoje, 24, se vivo estivesse, faria 91 anos.
.
Há pouco mais de cinco anos ele se encantou... E deixou-me encantada pela vida e por ter tido o privilégio de tê-lo como pai e mentor. Homem simples e bom. Sua maior virtude consistia na grandeza de amar e querer o bem de todos. Forte que nem um carvalho. Rude como um bicho. Doce como uma criança e... Dançarino de primeira grandeza.
.
Ensinou-me a dançar, a brincar, a sorrir e a viver.
.
A cada aniversário, dizia que viveria 96 anos - ficou me devendo mais de 10 –, Deus o chamou antes.
.
Hoje, se aqui estivesse, faria o que sempre fazia em sua companhia, iria a Nísia Floresta em busca de camarão Pitu da Lagoa de Papary para almoçar. Mas, - que Drummond me permita -, em sua homenagem, com o coração, lhe falarei do meu amor, da minha saudade e da sua ausência...

Ausência

"Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
que rio e danço e invento exclamações alegres,
porque a ausência, essa ausência assimilada,
ninguém a rouba mais de mim."
(Carlos Drummond de Andrade)

Um comentário: